CANELA MAIS FINA: Se pudéssemos regressar ao séc. XV…

Opinião de Luigi Rolla

Que a América do Norte (EUA e Canadá) é mais desenvolvida do que a América do Sul (Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia, etc.), penso não suscitar dúvidas a ninguém. Já as opiniões são contrastantes quando buscamos as razões para tais diferenças. Há dias, em conversa com um meu Amigo sobre este tema, ficou claramente demonstrado “que da discussão não nasce a luz”, e a própria pesquisa em publicações ou na net, onde encontramos milhentas referências ao tema, as opiniões são díspares e diametralmente opostas.

Porquê o Sul é pobre e atrasado, e o Norte é rico e desenvolvido? Eu penso, no caso do continente americano, que é devido à idiossincrasia dos colonizadores (ingleses, franceses, holandeses, portugueses, espanhóis e italianos) e o meu Amigo atribui a disparidade ao clima.

As respostas mais comuns são: […] – «É um enredo histórico/cultural que originou várias velocidades de progresso; o frio Norte favoreceu uma organização mais consociativa e consequentemente mais forte; os anglo-saxónicos invadiram o Norte da América, enquanto o Sul foi deixado aos latinos de segunda geração… protestantes contra católicos, rigor contra hipocrisia, regras concretas contra a anarquia burocratizada.

No Sul há uma desconfiança atávica para com palavras comuns como “leis”, “anticor-rupção”, “democracia”, “bens comuns”, “equidade social e fiscal”, “dignidade do trabalho”, que embora percebidas através dos media como necessárias e justas não chegam a atingir o profundo do coração.»

A América do Sul tem um subsolo riquíssimo, tem condições ideais para a agricultura e tem um clima estupendo, é no entanto cem vezes mais pobre do que a América do Norte, onde os EUA e o Canadá atingiram níveis de opulência jamais alcançados. A mesma disparidade dá-se na Europa, mas esta não entra nesta minha análise, porquanto o continente americano foi descoberto, conquistado e evangelizado. Digo evangelizado, porque também há quem encontre na religião a razão do desnível: o Norte influenciado pelo protestantismo e o Sul pelo cristianismo. Confesso que não encontrei uma justificação para a sua influência no desenvolvimento dos dois continentes.

Segundo um recente estudo […] – «Os quatro factores que impulsionam a riqueza de um Estado são: que tenha acesso ao mar, recursos naturais (petróleo, gás, carvão, etc.), condições favoráveis para a agricultura, e que o seu clima seja temperado ou frio. Quanto mais factores dos mencionados coincidam num Estado, mais rico este será.»

Outros estudos sobre esta disparidade fazem menção a circunstâncias como o colonialismo desenvolvido nas regiões cálidas do globo, que relegou muitas delas na pobreza, já que o domínio colonial leva consigo menos ocasiões de desenvolvimento para os países colonizados e uma maior dependência do exterior.

Douglass C. North (Prémio Nobel da Economia em 1993) defende que […] – «A América do Norte foi colonizada por colonos britânicos, que levaram consigo a estrutura dos direitos de propriedade e a 1ª revolução Industrial que se tinha desenvolvido naquele tempo na Grã-Bretanha. Dado que os britânicos não consideravam as colónias da América do Norte como importantes para o seu próprio desenvolvimento, deixaram-lhes uma grande liberdade em seus governos. Num contexto de relativa liberdade política e económica com um marco de oportunidades de recursos sem fim e com boas instituições o resultado foi a gradual evolução de uma sociedade livre nas décadas que precederam a independência.»

Assim como, para North […] – «A América Latina, pelo contrário, foi colonizada por latinos de segunda geração, para explorarem o ouro, a prata e outras riquezas. A estrutura institucional resultante foi o monopólio e o controlo político por parte de Madrid e Lisboa. A independência dos países da América Latina, no século XIX, levou-os a seguir o exemplo dos EUA e as constituições dos países latino-americanos foram redigidas com esse objectivo. Os resultados, no entanto, foram radicalmente diferentes. A América Latina sem uma herança de governos livres, politica e economicamente, teve como resultado inúmeras guerras civis que tentaram preencher o vazio deixado pelos governos ibéricos.»

O livro “Geopolítica da Fome” (1951), de Josué de Castro, tem um capítulo intitulado O clima, esse cavalo de batalha […] – «Pela descrição das condições de alimentação, as mais das vezes desfavoráveis, nas terras tropicais da África negra, não se vá pensar, um tanto apressadamente, que seja o factor clima a criar condições adversas ao trabalho e originar solos pobres e facilmente esgotáveis, o principal factor da miséria alimentar do continente. Tanto não é o clima o eixo do problema que, mesmo na região extra-tropical, vamos encontrar certos grupos humanos com condições de alimentação iguais ou mesmo piores do que as observadas na África Equatorial ou Tropical. É o caso da União Sul-Africana e dos territórios britânicos da África do Sul: A Basutolândia (NdoA: – actual Lesoto), a Becuanalândia (NdoA: – hoje território da República Sul-Africana) e a Swazilândia (NdoA: – actual Reino da Suazilândia).»

Tal como reza o título desta crónica, teríamos a resposta às nossas dúvidas se pudéssemos rebobinar “o filme” da História retrocedendo ao séc. XV e fazer com que fossem os latinos a colonizar a América do Norte e os anglo-saxónicos a fazê-lo na América do Sul, verificaríamos então se, com a troca de colonizadores, as Américas de hoje seriam as mesmas…

Luigi Rolla

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.