CANELA mais FINA

Um paraíso para reformados

No passado dia 26 de Outubro, Ettore Livini publicou no diário italiano Corriere della Sera um artigo intitulado “Reformados italianos, a grande fuga para Portugal”.

[…] «Itália adeus. Vou gozar a minha reforma no estrangeiro. A Bota já não é um país para idosos. A vida é demasiado cara, os cheques previdenciais não são como os de antigamente. E de um par de anos a esta parte, silencioso mas imponente, iniciou o êxodo para além fronteira dos avôs transalpinos. Em 2014 foram 5.345 os que fizeram as malas, mais 64% do ano anterior. Muitos partiram para a Tunísia, a Roménia ou a Bulgária, o Paraíso low-cost onde 800 euro pagos pelo INPS (Segurança Social italiana) são uma meia fortuna. No entanto a última moda é outra: a caça às Cayman da terceira idade. Aqueles países – o mais votado é Portugal – onde a reforma, como num paraíso offshore, embolsa-se bruta, sem pagar um euro de impostos.

As Cayman da 3ª idade. – Remo Romandini, ex-bancário, é um destes refugiados fiscais. E fez bem as contas. “Sou separado, tenho 67 anos, dois filhos a trabalhar fora da Itália e muita gana de começar uma nova vida”. Alguns meses atrás agarrei num atlas, consultei centenas de sites de sugestões à emigração e fiz três semanas de exploração in loco. E por fim decidi: “No início de 2016 vou viver para Sesimbra, a uma hora de Lisboa, sobre um promontório que me recorda Portofino. Pagarei 300 euros de renda por um T2 frente mar e 10 euro para comer óptimo peixe no restaurante”. Mas principalmente verá a sua reforma crescer de um dia para o outro – de forma totalmente legal – em 30%. “Não lhe digo quanto tenho de reforma – sussurra com pudor – mas confesso que só de IRPEFE (o nosso IRS) poupo quinze mil euro/ano”. Ou seja, que cada mês, graças às generosas¹ facilidades do fisco português, fico com mais 1.250 euro no bolso.

E prossegue o articulista: «O truque existe e está á vista. A Europa dos impostos é tudo menos “unida”. A Irlanda, a Holanda, o Chipre, Malta ou o Luxemburgo defendem com unhas e dentes o seu estatuto de paraísos fiscais. E nesta batalha de todos contra todos, Portugal tornou-se o Eldorado dos ultra sexagenários.

As normas são simples: basta residir 183 dias por ano no país, assumir o estado de “residente não habitual” et voilà, les jeux sont faits; durante dez anos a reforma é isenta de impostos. E o fisco local não efetua nenhum desconto.

Com tudo isto, quem chora são os cofres do estado italiano, órfãos do INPS (Istituto Nazionale della Previdenza Sociale) e os consumos dos expatriados.

O plano português, como previsto, funciona na perfeição. Ingleses e brasileiros chegaram às centenas. Até ao fim deste ano (2015) mais de 5.000 franceses, aterrorizados pelos impostos de François Hollande, transferir-se-ão rumo ao sul para a previdencial Terra Prometida.

O paraíso português. – Os números de Itália são muito inferiores: 51 saídos em 2014, o triplo do ano anterior. Mas crescerão exponencialmente. “Este verão recebemos 15 a 20 pedidos de informação por semana” refere Elisabetta Bortone, advogada do estúdio Haag de Lisboa. “Nós pelo menos 20 a 30 por mês”, calcula Marcello Menichetti da Câmara de Comércio luso-italiana. O passa-palavra fun-ciona. Até porque quem já é “residente não habitual”, está tudo menos arrependido. “Eu renasci – conta entusiasmada Luisa Gaiazzi, 63 anos, ex-funcionária de uma empresa farmacêutica e residente na capital lusa há um ano? . Em Roma com os meus 840 euros por mês era-me difícil quadrar as contas. Em Portugal, à parte o idioma com o qual tenho alguma dificuldade, sinto-me uma senhora”. Os seus 840 euros transformaram-se em 1.150 euros. Não só. “De renda pago 25% menos por um apartamento idêntico ao que tinha em Itália, o país é seguro, a gente acolhedora, o clima é ameno e o café custa 60 cêntimos… Esta costeleta de vitela com contorno – diz movendo faca e garfo, instalada no seu lugar cativo no Solar de São José – custa metade da Itália. E assim, até me posso permitir um quartilho de tinto… Um paraíso!”.

Tudo é fácil e muito conveniente, e muitos italianos residentes na Tunísia estão a mudar-se para cá com armas e bagagens, assustados pelo terrorismo.

Ao INPS, como é previsível, não lhe agrada a situação. O presidente do organismo Tito Boeri, lançou o alarme sobre a fuga de reformados para Portugal. “É um fenómeno que corroe o sistema previdencial – explica. Estas pessoas não só obtêm a isenção dos impostos directos, como também não consomem em Itália, criando problemas complementares para as entradas fiscais”.»

¹ – Com tudo o que atrás ficou evidenciado, resta-me transmitir-vos a minha satisfação porque, onde as reformas desceram, os vencimentos e a progressão da carreira dos funcionários públicos congelou e os impostos subiram, os RNH (Residentes Não Habituais), ao menos estes, encontraram um “generoso” paraíso onde passar o resto dos seus dias…

Mas não só os RNH conquistaram seu paraíso; também os “nossos” banqueiros usufruem um merecido e inquestionável espaço no Éden, obtendo um lucro diário de 2,2 milhões nos primeiros 270 dias do ano em curso. Será a isto a que chamamos os “nove meses de doce espera”?

«A Banca é uma entidade que empresta um chapéu-de-chuva quando faz sol e exige a sua devolução quando começa a chover»

***

«Nestas horas amargas vividas pelas famílias das vítimas do vil atentado perpetrado 6ª feira em Paris, exprimo a todas elas e ao Povo francês o meu mais profundo afecto e total solidariedade.»

 

Luigi Rolla

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.