Câmara de Olhão avança com financiamento das primeiras cirurgias às cataratas

ouvir notícia

.

Os primeiros 32 munícipes de Olhão que estavam em lista de espera para operações às cataratas no Hospital de Faro foram intervencionados nos últimos 15 dias no Hospital Particular do Algarve, através do Programa Cuidar, que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Olhão.

Para hoje, quinta-feira, estão marcadas as cirurgias para tratar casos de pterígios (massa ou carne vermelha que avança sobre a córnea em resposta a uma irritação ocular) e chalázios (lesão da pálpebra geralmente confundida com o terçol).

As listas de espera para consultas situam-se em cerca de três anos e, com o intuito de inverter este ciclo, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, juntou esforços com o Município de Vila Real de Santo António (onde o programa arrancou em 2014) para implementar esta iniciativa que visa apoiar os mais carenciados do concelho.

- Publicidade -

Em pouco mais de três meses, estes utentes de Olhão tiveram consulta de oftalmologia gratuita e marcação para a cirurgia às cataratas. O médico responsável pelo serviço, António Gaspar, agendou as primeiras intervenções para os doentes com maiores dificuldades de visão. As pessoas operadas pagam uma percentagem do custo da operação, de acordo com os seus rendimentos, e o restante fica a cargo da autarquia.

João Abreu, de 54 anos, elogiou a iniciativa e, após a cirurgia e já com o olho tapado, disse que esperou três meses entre a consulta e a intervenção, enquanto que “no Hospital de Faro estava há mais de um ano à espera”.

“A este ritmo, não sei daqui a quantos anos seria atendido. Tinha uma catarata enorme, já não via nada. Agora, acho que vou ficar a ver quase a cem por cento. Para quem não tem possibilidades, como é o meu caso, é muito bom. O valor que paguei foi simbólico”, acrescentou João Abreu.

“A Câmara Municipal de Olhão deu-nos a possibilidade de voltarmos a ver”, declarou Leonor Sousa, de 70 anos, ao sair da cirurgia. Uma frase que diz muito do que o Programa Cuidar representa para quem espera há anos por uma consulta de oftalmologia no Hospital de Faro.

“Via muito pouco, já não conseguia enfiar a linha numa agulha ou ler”, explicou Leonor Sousa, intervencionada ao olho esquerdo e que será operada ao outro olho em breve, tal como o marido, que também tem cataratas nas duas vistas. “Acho muito bem esta iniciativa da Câmara Municipal de Olhão, porque há muitas pessoas com dificuldades e a Autarquia deu-nos a possibilidade de voltarmos a ter qualidade de vida”, disse a olhanense na presença do presidente do Município, António Miguel Pina, que fez questão de acompanhar o primeiro dia de cirurgias dos seus concidadãos.

“É gratificante sermos abordados desta forma. Sentimos que o nosso trabalho, muitas vezes mal compreendido por alguns, é recompensado. São palavras e gestos como estes que nos dão ânimo para prosseguir o trabalho em prol do bem estar dos olhanenses”, referiu o autarca, no mesmo dia.

Lucinda Sousa, de 71 anos, foi outra das olhanenses que passou a ter a possibilidade de ver depois da cirurgia: “Agradeço ao senhor presidente esta iniciativa. De outra forma não sei quando poderia ser operada, já que estou há um ano à espera de consulta no Hospital de Faro e sei que ainda estão a marcar consultas referentes a pedidos de 2012. Foi o melhor que fizeram. Devia haver mais câmaras a fazer o mesmo. Não é deixarem as pessoas cegarem…”.

Desde que o Programa Cuidar começou em Olhão, já se registaram mais de 2000 inscrições para a consulta de oftalmologia, sendo que 1300 já foram realizadas. Para além das 32 cirurgias realizadas nos últimos dias, estão sinalizadas, até ao momento, mais cerca de 70 intervenções cirúrgicas às cataratas para os utentes de Olhão.

“Estes números revelam a fraca qualidade da saúde que existe no Algarve. Espero que o ministro da Saúde o reconheça e que ajude os olhanenses e os algarvios. Porque a estas pessoas, sem posses e sem saúde, só resta mesmo o apoio de proximidade das autarquias”, referiu ainda António Miguel Pina.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.