Cacela Velha preparada para receber novos visitantes

ouvir notícia

.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António inaugurou, na semana passada, em Cacela Velha, um Centro de Informação e Atendimento ao Visitante. O equipamento está sediado nas instalações da Casa do Pároco, edifício pertencente à paróquia local e alvo de uma profunda obra de requalificação.

Orientado para a interpretação do património histórico, cultural e ambiental de Cacela e de Vila Real de Santo António, o Centro de Informação da Casa do Pároco oferece diversos materiais informativos, tem um pequeno auditório para a projeção de documentários e dispõe de uma área expositiva.

“Sendo este um edifício muito importante na história de Cacela, e na ausência de um equipamento que pudesse fazer o acolhimento das centenas de pessoas que visitam esta localidade histórica, foi pensada a sua reabilitação para que ali passasse a funcionar, na parte nascente, um centro de informação, continuando a parte poente a manter as suas funções habitacionais, reservadas à paróquia”, informa a autarquia.

- Publicidade -

A estrutura será também o ponto de partida para as diversas possibilidades de conhecimento e usufruto do território e da oferta cultural, onde se destacam as visitas acompanhadas a Cacela ou os roteiros culturais periodicamente organizados pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.

A Casa do Pároco constitui uma construção térrea, de taipa, com pátio interior, cujo duplo beirado indica-nos a antiguidade da sua construção, muito provavelmente datada do século XVI, embora primeiramente orientada numa posição diferente, conforme nos mostra a documentação antiga.

Alterada ao longo dos anos, terá resistido ao terramoto de 1755, certamente ajudada pelos contrafortes que ainda hoje apresenta.

O Centro de Informação ao Visitante estará aberto de terça-feira a sábado, das 11h00 às 18h00.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.