BTL: Algarve apresenta oferta turística única no país

ouvir notícia

.

O Algarve, principal destino turístico nacional, está presente na maior feira de turismo do país – a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) -, que se realiza até domingo na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, para apresentar as suas novidades e projetos delineados para 2017.

O stand Algarve conta com a presença de todos os municípios da região e com um programa repleto de animação que dá a conhecer de forma original os encantos da região, desde a sua beleza natural e o seu património cultural até à gastronomia e vinhos e à oferta de turismo desportivo.

A Região de Turismo do Algarve (RTA) apresenta o “algarve 360º”, uma verdadeira experiência imersiva no Algarve, em que o público descobre a diversidade da oferta turística e a beleza paisagística da região através de sete vídeos de realidade virtual. Disponíveis no Youtube e no Facebook, cada vídeo retrata um atrativo da região: Sol e Mar, Golfe, turismo ativo, touring, gastronomia e vinhos, turismo náutico e outro vídeo genérico.

- Publicidade -

A nova aplicação para dispositivos móveis da RTA – Roteiro Cultural Algarve, que convida a descobrir o património cultural da região, será pela primeira vez apresentada na feira de turismo. De navegação intuitiva, esta app permite fazer pesquisas por tipo (museu, monumento, igreja, sítios arqueológicos…) ou filtrar a informação por localidade. A aplicação é gratuita e está disponível em português, inglês e espanhol, no Google Play e na App Store.

A região, que pretende posicionar-se internacionalmente como destino de referência de ciclismo e caminhadas, destaca durante os cinco dias da feira o programa Cycling & Walking Algarve e realça a produção de conteúdos promocionais, nomeadamente do “Guia de percursos de ciclismo de estrada” que está prestes a ser publicado; e uma ação de capacitação destinadas às unidades de alojamento que pretendem assumir-se como «bicycle friendly» e «walking friendly».

Relativamente à Algarve Nature Week, esperam-se nesta terceira edição ainda mais visitantes e empresas participantes do que nas anteriores. De 05 a 14 de maio, serão centenas as propostas de atividade ao ar livre – caminhadas, passeios de barco, bicicleta, cavalo ou burro, asa-delta, canoagem, surf, mergulho, observação de aves e de cetáceos, entre muitas outras – a preços convidativos.

Outro tema em destaque na BTL diz respeito ao «365 Algarve», um programa cultural diversificado que pretende melhorar a experiência turística e a atratividade do Algarve durante todo o ano, valorizando a identidade cultural regional. Os resultados têm sido muito positivos, somando já 34.347 espectadores até ao final de fevereiro deste ano. As inscrições para a segunda fase do programa, que decorrerá de outubro de 2017 a maio de 2018, já estão abertas.

A RTA revela ainda que irá muito em breve divulgar o estudo «Perfil do Turista que visita o Algarve», elaborado pela Universidade do Algarve. A partir de 4.205 inquiridos, o estudo define o perfil do turista tradicional e residencial que visita o destino e qual o nível de satisfação, entre outros dados relevantes que irão permitir adequar a oferta e a estratégia promocional.

“2016 foi o melhor ano para o turismo do Algarve, com a região a registar 18,1 milhões de dormidas, um aumento de 9 por cento face ao ano anterior. Em 2017, o desafio será manter a sustentabilidade do destino, e isso passará pelo envolvimento de todos os agentes da região e pelo desenvolvimento de iniciativas cada vez mais arrojadas e inovadoras. A BTL revela-se sempre o palco ideal para apresentar os novos projetos junto do público e dos profissionais do sector”, explica Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.

O ‘stand’ Algarve, com cerca de 600 m2, situa-se no Pavilhão 1 da FIL e conta com a presença dos 16 municípios algarvios e de 16 unidades hoteleiras e agentes turísticos da região.

Cada município tem a sua própria programação que passa por degustações de produtos regionais, provas de vinhos a apresentações de novas iniciativas. No Pavilhão 4 da FIL, a gastronomia algarvia é representada pela Tasca Algarvia que serve diariamente várias especialidades da região.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.