Bruxelas pede todos os “passos necessários” para cumprimento do défice

ouvir notícia

.

O vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis alertou esta tarde que o Executivo comunitário ainda vê riscos de incumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento no esboço do Orçamento do Estado português para este ano. Dombrovskis convida por isso o Governo de António Costa a tomar os “passos necessários” para assegurar o cumprimento do défice.

“Na primavera, a Comissão irá reavaliar o cumprimento de Portugal relativamente às obrigações do Pacto de Estabilidade e de Crescimento, incluindo o procedimento por défice excessivo”, declarou Valdis Dombrovskis em conferência de imprensa, após o fim da reunião do colégio de comissários.

O comissário europeu com a pasta do euro explicou ainda que o esforço estrutural de Portugal se situa nesta altura entre os 0,1 e os 0,2%.

- Publicidade -

Por sua vez, o comissário europeu dos Assuntos Económicos Pierre Moscovici disse que o draft do Orçamento foi aprovado porque respondeu aos esforços adicionais solicitados, sem deixar de alertar também para a existência de riscos.

“A Comissão Europeia considera que as boas medidas apresentadas reduzem o risco [de incumprimento do Pacto de Estabilidade e de Crescimento], mas é muito claro, os riscos não estão eliminados e na nossa opinião, sublinhamos, há risco e estamos muito atentos em relação a isso”, afirmou o comissário francês na mesma conferência de imprensa.

Moscovici salienta que esta é apenas uma etapa, sendo que Bruxelas avaliará novamente a situação de Portugal em maio. “Estamos satisfeitos por termos obtidos os esforços necessários, mas o caminho é longo. Temos ainda muito trabalho com os nossos amigos portugueses”, concluiu.

Liliana Coelho (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.