Bloco exige “suspensão imediata” das demolições na Ria Formosa

ouvir notícia

.

Os deputados do Bloco de Esquerda apresentaram à Assembleia da República um projeto de recomendação para a “suspensão imediata” das demolições na Ria Formosa e para o “realojamento imediato” de todas as famílias cuja habitação já tenha sido demolida no âmbito do Polis Litoral Ria Formosa.

Para os parlamentares do Bloco, a pretendida renaturalização “é um processo compatível com a legítima expetativa dos habitantes de não serem expulsos de um território onde viveram sucessivas gerações”. E consideram ainda que o processo “deve servir os interesses da população e não pode ser feito de costas e contra estas mesmas populações”.

O Bloco denuncia que o processo de demolições em curso foi feito “com pouco diálogo com as comunidades residentes na Ria Formosa”, um facto que já levou a que fossem “escorraçadas das suas casas, famílias de fracos recursos que não foram realojadas”.

- Publicidade -

O Grupo Parlamentar do Bloco dá, assim, voz à denuncia feita pelo Secretariado da Coordenadora Distrital do Algarve em que exigia, à Sociedade Polis, às câmaras municipais de Olhão e Faro e ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, o “realojamento das famílias que, na sequência da demolição da sua habitação, foram divididas em casas de familiares e, noutro caso, ficaram a dormir ao relento”.

O projeto de resolução apresentado propõe ainda a requalificação da Ria como forma de preservar o seu valor natural, a qualidade da água e a atividade marisqueira e viveirista, que o Bloco considera os “principais motores da dinamização da economia local e regional, de que muitas famílias dependem para a sua própria sobrevivência”.

“A Ria Formosa é fundamental para a economia da região, seja através dos seus recursos naturais, seja pela dinâmica do turismo, sendo essencial a sua preservação, quer sob o ponto de vista ambiental, quer para o rendimento das populações”, defedem os bloquistas.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Os comunistas e restantes políticos de esquerda não criticam problemas graves da nossa região,como por exemplo as ETARs em Faro nenhuma funciona,o esgoto saí a ceu aberto na ria igual como entra na ETAR,e ainda como se não bastasse,o concelho de Faro vai receber o ESGOTO de Olhão e São bras de Alportel porque o presidente e administradores das Aguas do Algarve gastaram o dinheiro que devia ser para fazer ETARs,os Farenses não teem NENHUM politico que os defenda porque do CDS ao PCP todos estão nas aguas do Algarve a receber ordenados chorudos ajudas e subsídios de dezenas de milhares de euros por mês e premios para em troca não denunciarem os problemas graves da região!Faro não pode nem tem sequer o dever de receber o esgoto das outras cidades,nas outras cidades OS CONTRIBUINTES PAGAM A AGUA EXIJAM ÁS AGUAS DO ALGARVE QUE FAÇAM ETARS NAS CIDADES E OBRIGUEM A ADMINISTRAÇÃO DAS AGUAS DO ALGARVE A DIZER PARA ONDE FOI CENTENAS DE MILHOES DE EUROS QUE RECEBERAM DOS ALGARVIOS NOS PAGAMENTOS DA AGUA QUE CONSOMEM!!

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.