Bivalves: Interdição à captura e consumo está a ser levantada progressivamente

ouvir notícia

.

A interdição à captura e consumo de bivalves tem sido levantada progressivamente, nos últimos dias, ao longo da costa algarvia e, atualmente, só na zona da Ria de Alvor há proibição para todas as espécies.

Segundo o último relatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), divulgado esta terça-feira,na denominada zona S.Vicente-Portimão já foi levantada a interdição de captura de pé-de-burrinho. Na zona Cacela-Fábrica da Ria Formosa continua a poder capturar-se ostra-gigante. A captura e consumo das restantes espécies de bivalves continua interdita naquelas duas zonas.

Na zona de Tavira da Ria Formosa já se pode capturar e consumir berbigão e ostra-gigante, mas ainda há proibição para o mexilhão.

- Publicidade -

Continua a interdição de captura e consumo de longueirão (Olhão/Ria Formosa), mexilhão, ostra e conquilha (zona litoral Faro/Olhão) e apenas conquilha (litoral entre Tavira e Vila Real de Santo António).

De acordo com o IPMA, a interdição está a ser implementada devido à presença das DSP, toxinas que provocam intoxicação diarreica.

Domingos Viegas

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.