Bandeira azul atribuída a 314 praias

ouvir notícia

.

Em 30 anos, as bandeiras azuis mais do que quadruplicaram em Portugal. Em 1987, eram apenas 71 as praias galardoadas e todas costeiras. Este ano, somam 314 as zonas balneares que poderão içar o símbolo de qualidade e 22 delas são fluviais, anunciou esta sexta-feira a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

São mais 15 do que as premiadas no ano passado e representam mais de metade das praias designadas como aptas para banhos em Portugal.

Os investimentos feitos nos sistemas de tratamento de águas residuais ao longo destas três décadas e um melhor ordenamento do território e cumprimento de normas ambientais contribuíram para esta evolução, a par com a consciência dos autarcas de que a exibição do galardão lhes traz prestígio e retorno económico.

- Publicidade -

Portugal ocupa o quinto lugar no ranking mundial das bandeiras azuis. Em primeiro está Espanha, com 578 praias galardoadas, seguida da Turquia (436), Grécia (395) e França (379).

Dez praias novas

Na lista de 2016 estreiam-se 10 praias novas: Adaúfe (fluvial em Braga), Piódão, Bogueira, São Pedro de Maceda e Torrão do Lameiro (duas fluviais e duas costeiras na zona Centro); Bostelim (fluvial em Vila de Rei); Amoreira Mar e Rocha Baixinha (no Algarve); Furna de Santo António (na ilha do Pico, Açores); e Cabeça da Ponta (em Porto Santo, Madeira).

Nove das que constavam da lista no ano passado foram “desclassificadas”, cinco das quais em Cascais (Crismina, Rainha, Conceição, Duquesa e Poça), uma na região Norte (Senhora Boa Nova), uma nos Açores (Praia) e duas na madeira (Roca Mar e Garajau).

Há também 14 reentradas: Rua 37, Frente Azul, Congida e Lagoa na região Norte; Quinta do Barco, em Sever do Vouga; São Bernardino do Porto e S. Bernardino, na região Oeste; Atlântica, em Grândola; Armona Ria, no Algarve; Almoxarife, Porto Pim e Moinhos, nos Açores; e Clube Naval do Funchal e Reis Magos, na Madeira.

O Algarve continua a liderar o ranking, com o maior número praias premiadas (88). Seguem-se por ordem decrescente as regiões Norte (69), Tejo (52), Açores (34), Centro (32), Alentejo (27) e Madeira (12). As primeiras bandeiras serão içadas a 1 de Junho em Mafra e em Góis.

A ABAE atribui também o galardão a 17 portos de recreio e marinas. A lista conta com duas reentradas (marinas do Funchal e Quinta do Lorde, ambas na Madeira).

Carla Tomás (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.