Banco de Portugal retira poder à família Espírito Santo

ouvir notícia

.

O Banco de Portugal determinou a suspensão de três administradores do BES, sem os identificar: trata-se de Joaquim Goes, António Souto e Rui da Silveira, sabe o Expresso. Os três já foram notificados esta quarta-feira à noite da suspensão, depois da comunicação dos prejuízos recorde do BES.

Esta tarde, numa análise em vídeo, o Expresso havia questionado a permanência precisamente destes três administradores, por terem responsabilidade direta sobre as funções que, nos resultados do primeiro semestre, revelaram deficiência de funcionamento.

O regulador anunciou em comunicado a “suspensão, com efeitos imediatos, dos membros dos órgãos de administração com os pelouros de auditoria, compliance e gestão de riscos, bem como os titulares do órgão de fiscalização”, assim como a inibição “dos direitos de voto inerentes à participação qualificada que a Espírito Santo Financial Group (ESFG) e a Espírito Santo Financial detêm no BES”.

- Publicidade -

Da comissão de auditoria do BES fazem parte Horácio Afonso, Pedro Silva e João Rodrigues.

O regulador liderado por Carlos Costa refere que “a substituição destes membros deverá ser assegurada por proposta dos acionistas, com eventual cooptação pelos membros em funções”.

Estas medidas juntam-se à imposição da “realização de um aumento de capital por parte do BES” tendo o Banco de Portugal incumbido a administração de “apresentar um plano de capitalização cuja execução permita, a curto prazo, o reforço dos fundos próprios para níveis adequados de solvabilidade”.

O Banco de Portugal impôs ainda a designação de “uma comissão de fiscalização composta por quadros superiores da PricewaterhouseCoopers & Associados – Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda, até que os acionistas promovam a substituição dos membros da Comissão de Auditoria”.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.