AVARIAS: Uma gralha e uma velha guerra

Estou a ver (ao longe) num certo estabelecimento comercial um noticiário da RTP 1. A piada de ver televisão numa loja ou num restaurante é que não ouvimos, nem vemos (para quem é forte em linguagem gestual) o que se diz. Ou seja, ficamos com um espaço à nossa frente em que nos podemos pôr a imaginar coisas. Deve ter sido por isso (ou também por isso) que se inventaram as notícias em rodapé. Um belo dia há-de vir, em que notícias vão aparecer em rodapé e junto à parte superior da pantalha. Para mim andará próximo de como se apresentam os condutores de fórmula 1; com tantas marcas no fato no boné, que às tantas não olhamos pra lado nenhum. Não sei como se processa a forma como se rodapedam as notícias: são as mais importantes?, as não tão importantes para justificar um espaço longo, mas que podem entram num cantinho? Não sei. A noção que tenho é que nos tais rodapés aparece de tudo, das mais até às menos marcantes, desde que possam ser resumidas a uma linha. Por via da miniaturização surgem muitos erros; uns são simples gralhas, outros nem por isso. Em relação às gralhas, fico sempre sem saber se alguém lê o que está escrito, porque se não se dão ao trabalho, deviam. E porque muitas vezes a mesma gralha aparece várias vezes, tantas quantas a palavra em causa leva a passar num noticiário. Depois existem outras palavras que não sendo rodapé, aparecem salientadas; as que sublinham as declarações de alguém, ou alguma coisa, sobre as quais se está a fazer notícia. Sábado passado via-se (na RTP1) a informação de que existem muitos portugueses que abandonam a Venezuela, mas que ao invés de virem para cá viver se dirigem a Espanha. Ao que parece são tugas, sem qualquer laço familiar com Portugal, que preferem uma língua que conhecem e umas oportunidades que pensam ser maiores, dirigindo-se até aqui ao lado. Por acaso gostava de saber se essa malta terá frequentado o nosso consulado na terra do Maduro, fazendo o tradicional choradinho do precisar de ajuda. Mas o meu actual ponto é o seguinte: o que se lia na legenda da imagem era, “muitos portugueses que abandonam a Venezuela trocam Espanha por Portugal”. Claro que está mal escrito, não se trata aqui de trocar Espanha por Portugal, mas exactamente o contrário. Pode ter-se tratado de uma arreliadora gralha, mas não sei porquê um passarinho confidenciou-me que era muito provável que se tratasse de um erro. Isto, porque aqui não teríamos uma, mas duas – gralhas – duas: Portugal e Espanha, que estavam, obviamente, trocados.

Vi noutro dia duas grandes penalidades a favor do Sporting e do FêCêPê que mais ninguém viu, tirando o árbitro. É caso para dizer que a pressão, a boa e velha pressão sobre os árbitros, continua a dar os seus frutos. É pena no entanto, que os comentadores da treta que se atiram ao ar, quando se fala de aborrecer os senhores do apito, levem semanas a falar sobre o que dizem estar contra, fazendo, na realidade, o trabalhinho sujo que dizem menosprezar. São todos farinha do mesmo saco.

Fernando Proença

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.