AVARIAS: Um fim-de-semana rotineiro

Tornei a ver futebol a granel na RTP. Quando acaba a época da caça futebolística dos clubes começam as selecções e similares. Hoje há selecções para todos os gostos: sub 16; 17; 18 (não sei, mas imagino); 19; 20; 21 e segundo sei 23. Não percebo o que os vinte e dois anos de idade fizeram de mal para serem preteridos, mas é certa a sua menorização no mundo do futebol. Acabei de ver um Portugal – Chipre com uma exibição muito razoável – como se diz na gíria – da equipa das quinas. Geralmente não vejo jogos a feijões, mas desta vez espreitei e fiquei razoavelmente contente. Chipre, equipa de nomes complicados (jogou um português nacionalizado, chamado Margaça, quando podia, sem prejuízo do seu valor, ser um Silva, José ou João) não é certamente a Alemanha, mas às vezes engatam e já nos impuseram um resultado merdoso, se a memória não me falha, um empate na cidade de Guimarães. Agora ganhámos com muita facilidade e no final o treinador Fernando Santos foi visto por estes dois que a terra há-de comer (não falemos agora do problema da cremação. A minha falta de religião não me permite), a puxar umas passas de um cigarro, quando se dirigia para as chamadas entrevistas rápidas. Não sei como, mas num futuro próximo, ir-lhe-ão cortar na casaca no domínio geral da maluquice das redes sociais. Sou insuspeito, não fumo, mas penso que voltou a histeria da proibição, que é uma coisa que passa pela cabeça de algum responsável de tempos a tempos. Qualquer dia não se pode fumar na varanda de um quinto andar, caso no rés-do-chão vá passar uma criança no raio de cinquenta metros. Não sei porque não proíbem a circulação de automóveis. Tenho a ideia de ter lido, em tempos, que o fumo dos escapes pode ser potencialmente perigoso para a saúde humana. Mas se calhar foi má interpretação minha.
Neste preciso momento em que assento os meus finos e delicados dedos sobre as teclas de um computador passam as imagens do nosso presidente Marcelo em visita às ilhas dos Açores. É a segunda vez que escrevo sobre o presidente e a segunda vez que digo sim, acho bem o que faz em prol das selfies e dos variados beijos dados às senhoras. Um presidente em Portugal faz o quê? Manda nas forças armadas, representa o Estado, investe e pode derrubar governos e pouco mais. Então, se pouco mais, mais vale um homem culto, simpático, sorridente e com sentido de humor, que um certo cara de pau que nos austerizou com o menino Passos Coelho e impôs, mais uma vez aos mesmos, o castigo da praxe – gastámos nós, os políticos, os poderosos e principalmente os banqueiros, pagam vocês, arraia miúda!
Só para acabar devo dizer que gostei da vitória do Real, mas penso sempre que o Ronaldo podia alterar aquela mania de cada vez que se fala de valia e golos, rematar literalmente com: “esses que falam mal de mim”. Não há ninguém que lhe diga que pode haver nos confins da Terra alguém que não gosta dos seus penteados e poses? Também lhe afianço que só pessoas como estas (que se pensam intocáveis) conseguem os seus objectivos: uma obsessão também tem essa parte. À parte isso, gostei que o realizador se tivesse demorado a mostrar Buffon, que era o jogador da final, mais representativo do futebol, enquanto desporto que é mais do que um jogo.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.