AVARIAS: Chatices

Uns dias por outros vejo o “Brianstorm” na RTP1. O único objectivo, numa lealdade destas e quando vejo muito pouco os canais generalistas, será o de me pôr a competir denodadamente com os concorrentes, tudo dentro da minha cabeça, que não costumo desperdiçar a minha grande categoria em concursos televisivos. Tudo para dizer, no fim, que se fosse eu a estar lá de corpo presente, outro galo cantaria. Não serei muito diferente daquele maduro que joga ao Sábado à tarde no Inatel e depois, vendo um golo perdido por Ronaldo de baliza aberta é capaz de afirmar que, com ele, a bola tinha entrado, encostada com a barriga da perna. Afinal somos todos atletas de bancada. No entanto, este meu pequeno apontamento, tem o intuito de realçar a discordância em relação a algumas perguntas que têm sido feitas na categoria de “Geografia”, e que na minha modesta perspectiva (característica que me é dado possuir), configuram um erro de palmatória. Perguntar onde se situa hoje a cidade que originalmente se chamava Ólissipo ou Conímbriga, é História e não Geografia. A Geografia pode socorrer-se do passado, mas por acaso, este não é o seu objecto de estudo. Pode ter-se dado o caso de terem esgotado todas as perguntas, andando agora, os responsáveis, a rapar o fundo ao tacho. Só que se trata do tacho errado.
Li que Cristiano Ronaldo almeja (o que eu andei para chegar a esta palavra…), chegar à sétima bola de ouro e ao sétimo filho. Sempre achei (eu e mais dois milhões de pessoas) que por detrás daquele madeirense talentoso existia uma mente obsessiva e, às tantas não me devo ter enganado. A menos que se tenha um super talento natural como o de Messi, só se pode ser um jogador ganhador de tantos troféus, pensando em nada mais além de treinar até cair para o lado de cansaço. Finalmente percebi (ou penso que percebi) o significado de número sete na camisola; número sete, sete filhos, sete troféus. E como o caso do ovo e da galinha e de qual dos dois nasceu primeiro, lembrei-me que com Ronaldo a escolha do sete na camisola terá antecedido o pensar em conquistar sete bolas de ouro e ter sete filhos, ou será uma ideia a posteriori? Se não ocorreu nenhuma das situações anteriores, e tudo não passou de um acaso (que ele seguirá como um ditado), então tenho a declarar que ainda bem que o nosso menine d’oure não joga com a camisola quinze ou vinte (e estou a ser meigo): para não dar em maluco a pensar na vida.
Escrevi neste espaço que a questão do vídeo árbitro, traria mais chatices que vantagens. Já se verificou que não resolve praticamente nenhum dos problemas principais e cria mais dois ou três, em situações em que, até agora, eram razoavelmente pacíficas. Os comentadorezinhos da treta que se entretêm a perorar sobre os malefícios do futebol português, deviam olhar para onde estão metidos e o efeito que isso tem sobre a ululante massa adepta dos três grandes, mas andam demasiadamente entretidos com o próprio umbigo e carteira. Um jogo da taça em que entrem Sporting, Benfica o FêCêPê, tem direito a ter todas as jogadas principais vistas à lupa durante uma semana, várias horas por dia, vezes sem conta, nos vários canais de desporto, e não só. Depois dizem que as massas andam incendiadas. Não vejo por que razões.

Fernando Proença

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.