Avanços na luta contra o cancro e o envelhecimento a partir do Algarve

ouvir notícia

O investigador Wolfgang Link

Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, liderada por Wolfgang Link e composta por investigadores nacionais e internacionais, entre os quais Bibiana Ferreira e Susana Machado, também investigadoras do CBMR, acaba de publicar um inovador artigo científico na revista “Plos One”, uma das mais conceituadas a nível internacional, de acesso aberto na área das ciências e da medicina.

O artigo resulta do desenvolvimento de uma investigação inédita que sugere que um determinado composto químico (LOM612) pode ser usado como um potente realocador das proteínas “foxo”.

“Este conjunto de proteínas, que funcionam como proteínas supressoras, surgem, normalmente, inativas em tumores humanos. Para além desta sua relação com o cancro, a variação genética das proteínas ‘foxo’ surge constantemente associada à longevidade humana”, adiantam os investigadores, sugerindo que “a ativação das proteínas ‘foxo’ por via de fármacos pode ser vista como uma nova abordagem terapêutica para tratar o cancro e doenças relacionadas com o avanço da idade”.

- Publicidade -

Por forma a identificar os agentes capazes de ativar as referidas proteínas, Wolfgang Link e a sua equipa testaram um conjunto de compostos químicos, servindo-se de tecnologia de ponta.

Na sua investigação, os cientistas apontam, então, a descoberta do LOM612, um fármaco sintetizado, como um potente realocalizador da proteína “foxo” que, devido ao seu efeito antiproliferativo nas células cancerígenas, pode revelar, a partir desta investigação, importantes avanços na luta contra o cancro.

(NOTÍCIA PUBLICADA NA ÍNTEGRA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JA – DIA 1 DE DEZEMBRO)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.