Autoridade da Concorrência prestes a anunciar se autoriza OPA do Montepio

ouvir notícia

A Autoridade da Concorrência está prestes a anunciar a sua decisão de autorizar, ou não, a Operação Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo Montepio sobre o Finibanco, e a comunicação oficial deverá ser feita durante a próxima semana.

“A decisão está para breve e será conhecida, muito possivelmente, para a semana”, avançou hoje à agência Lusa uma fonte próxima do processo, que pediu para não ser identificada.

Fonte oficial da Autoridade da Concorrência, contactada pela Lusa, disse apenas que a operação “ainda está em análise”, sem adiantar o prazo previsto para o anúncio da decisão, conforme é norma daquela entidade.

- Publicidade -

“Esperamos que em breve as autoridades tomem as suas deliberações com vista ao registo definitivo da OPA”, afirmou à Lusa fonte oficial do Montepio.

A Concorrência foi notificada do negócio a 10 de agosto, porém, o mesmo só produziu efeitos no primeiro dia de setembro, pelo que, dado o prazo – ainda que indicativo – de 30 dias que a entidade liderada por Manuel Sebastião tem para se pronunciar sobre a validade da operação, a decisão deveria ter sido conhecida a 1 de outubro.

Porém, a Lusa sabe que a Concorrência solicitou elementos adicionais ao Montepio, pelo que houve uma suspensão do prazo para o anúncio da sua posição sobre o negócio, que só não será feito na próxima semana caso a entidade considere que ainda precisa de mais informações, o que levaria a um novo prolongamento, mas este é, por esta altura, um cenário pouco provável.

“O Montepio prestou toda a informação solicitada pelas autoridades e, no que diz respeito ao Montepio, julgamos estar tudo em ordem”, realçou fonte oficial do banco mutualista.

Por seu turno, fonte oficial da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), disse à Lusa que o supervisor do mercado português (o Finibanco é cotado em bolsa) está “a aguardar que sejam completados os documentos relativos ao pedido de registo da OPA, nomeadamente, a entrega do documento com a decisão da Autoridade da Concorrência”.

Depois de ter toda a documentação necessária para a análise da operação lançada pelo banco liderado por António Tomás Costa, a CMVM dispõe de oito dias para se pronunciar sobre a mesma.

A Lusa avançou a 29 de julho que o Montepio se preparava para comprar o banco liderado por Humberto Costa Leite – o conselho de administração do Finibanco aprovou a OPA a 26 de agosto por unanimidade – e, no dia seguinte, o banco mutualista comunicou à CMVM o lançamento da operação.

O Montepio oferece 1,95 euros por cada ação do Finibanco, num total de 341,25 milhões, condicionando a oferta à compra de pelo menos 75 por cento do capital.

As ações do Finibanco fecharam a sessão de hoje com a cotação inalterada nos 1,92 euros (o máximo do ano foi atingido no primeiro dia de outubro nos 1,93 euros), pelo que, desde a véspera do anúncio do negócio (quando cotavam nos 1,48 euros) os títulos do banco já valorizaram mais de 30 por cento.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.