Autarcas moçambicanos procuram cooperação estratégica em Olhão

ouvir notícia

Olhão

O presidente do município da Ilha de Moçambique, Saide Amur Gimba, e o vereador António Gonçalves, do município de Nampula, ambos em Moçambique, iniciaram ontem uma visita ao município de Olhão, com o objectivo de estabelecer acordos de cooperação estratégica.

Os autarcas moçambicanos, acompanhados pelo presidente do Agrupamento de Empresas Consumidoras de Combustível de Portugal (AECCP), Eduardo José Pegado, foram recebidos pelo executivo da Câmara Municipal de Olhão, liderado por António Pina.

Os presidentes dos dois municípios discutiram com interesse a possibilidade de se estabelecer um protocolo de geminação entre as duas cidades. Refira-se que ambas estão dedicadas às actividades marítimas, em especial às indústrias ligadas às pescas. A cidade da Ilha de Moçambique foi a primeira capital de Moçambique, durante o período colonial português, existindo fortes vestígios da presença portuguesa.

- Publicidade -

Após a reunião realizada na autarquia, a comitiva moçambicana foi convidada a visitar a Conserveira do Sul, unidade fabril de conservas de peixe, e a empresa de metalo-mecânica e alumínios Andrade & Filhos Lda (AFIL), co-dirigida por uma “macua” de Nampula, Laura Pegado Andrade.

Hoje, os autarcas moçambicanos visitam a Salexpor, empresa que vai cooperar com o município da Ilha de Moçambique na criação e gestão de um agrupamento de salineiros com vista a promover um aumento de valor deste produto e desta actividade, O objetivo é incentivar os produtores moçambicanos a dedicarem-se com mais afinco a esta indústria.

Esta iniciativa de aproximação entre as duas cidades é organizada pelo Agrupamento de Empresas Consumidoras de Combustível de Portugal, que está a desenvolver, com sucesso, vários projectos de negócio com parceiros nacionais e daquele país africano.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.