Apresentada reedição do livro «Olhão fez-se a si próprio»

ouvir notícia

Foi apresentado esta tarde pela editora Sul, Sol e Sal, a reedição do livro de António Rosa Mendes, «Olhão fez-se a si próprio».
A apresentação da obra, feita na sede da editora, em Olhão, esteve a cargo do Prof. Dr. Romero Magalhães, que não se limitou a sublinhar o grande trabalho de investigação histórica feito pelo autor. como referiu também outras excelentes obras que António Rosa Mendes nos deixou enquanto historiador. Ao rigor histórico ele alia uma prosa erudita, a que não é alheia a influência da nossa melhor literatura e, muito particularmente, da escrita de Aquilino Ribeiro.
Romero Magalhães, que se debruçou também sobre as qualidades humanas de António Rosa Mendes, terminou lembrando o mestrado em história local, criado por ele na Universidade do Algarve, que reputou de muito importante para a região.
Ao Dr. Fernando Cabrita, coube a tarefa de destacar as suas qualidades pessoais, pondo em evidência o amor que ele tinha a Olhão, uma terra que conquistou a sua autonomia contra Faro. Uma terra de liberdade, como livre era a vida que António Rosa Mendes gostava de viver. « Gostava tanto das tertúlias culturais, como dos convívios à mesa».

Por seu turno, a Dra Alexandra Gonçalves, da Direcção Regional de Cultura do Algarve, destacaria as suas qualidades de pedagogo e o seu trabalho enquanto Comissário de Faro Capital da Cultura.
Presentes estiveram muitos amigos, colegas da Universidade do Algarve, entidades locais e regioinais, entre elas António Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, Miguel Freitas e José Apolinário, secretário de Estado das Pescas.

Salvador Santos, da Sul, Sol e Sal, justificou a razão da reedição da obra, cuja primeira edição foi da «Gente Singular», pela sua importância para a história de Olhão e anunciou as próximas publicações da editora, que não se vão confinar apenas ao horizonte local, passando a contemplar outras temáticas e a ter uma abrangência regional.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.