Amanhã é ‘obrigatório’ ir a banhos à noite em Lagos

ouvir notícia

.

“À meia-noite os mais afoitos entram na água. Os outros talvez molhem o pé. Mas todos festejam como podem o ‘Banho 29’”. Como forma de relembrar e reviver esta tradição, é organizado anualmente, em Lagos, um programa festivo com animação musical, animação de praia e o obrigatório banho noturno. Este ano, a festa decorre entre os dias 29 e 31, no Cais da Solaria.

A tradicional festa do Banho transformou-se, há muito, numa manifestação de caráter popular, sendo um dos principais eventos culturais do município de Lagos.

A iniciativa está a cargo da ACRAL, Moto Clube de Lagos, Associação dos Artesãos do Barlavento e Clube Desportivo de Odiáxere, que contam com o apoio da autarquia.
“As suas origens são confusas. Há quem diga que, nesse dia, anda o diabo à solta e, por isso, só à noite se pode tomar banho. Há quem ligue o banho noturno a velhos ritos de fim de verão, cumpridos com diferentes preceitos noutras paragens da Europa do sul. Este costume resistiu ao turismo. Já não vêm aos bandos, mas continuam a cumprir a tradição de forma discreta. Ao seu lado aparecem hoje novos grupos de banhistas, mais foliões e menos rituais, que aproveitam essa noite para fazerem fogueiras, tocarem violas, assarem chouriço e contarem histórias”, descreve a organização.

- Publicidade -

O programa preparado para estes dias é recheado de animação musical, animação de praia, petiscos, porco no espeto, artesanato e doçaria regional.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.