Algarve também sente a partida de Günter Grass

ouvir notícia

O Nobel da Literatura expunha regularmente a sua obra plástica no Algarve, onde tinha casa

O escritor alemão Günter Grass morreu esta segunda-feira, na cidade de Lübeck, aos 87 anos. Estava internado numa clínica, e a confirmação do seu desaparecimento foi dada pela editora Steidl.

O escritor alemão passava várias temporadas no Algarve, pois tinha uma habitação há cerca de 30 anos na freguesia da Mexilhoeira Grande, no interior do concelho de Portimão, onde se retirava frequentemente para escrever.

Günter Grass expunha ainda a sua obra como artista plástico no Centro Cultural de São Lourenço, em Almancil.

- Publicidade -

Nascido a 16 de outubro de 1927, oriundo de uma família humilde e católica – os pais geriam uma mercearia em Gdansk, Polónia (outrora Danzig) -, Grass cresceu sob essa influência religiosa, mas também marcado pela ascenção de Hitler na Alemanha, tendo feito parte da Juventude Hitleriana e das Waffen-SS. Foram experiências das quais falou, embora apenas várias décadas depois, o que causou grande escândalo.

Antes de dar nas vistas como escritor, Günter Grass interessou-se por arte, estudou escultura, design gráfico, fez parte de uma banda jazz e, sobretudo, viajou muito.

Em 1956 ficou-se em Paris, onde permaneceu alguns anos, vivendo modestamente com a primeira mulher. Aí começou a sua carreira literária, tendo “O tambor de lata” sido escrito em 1959.

Intelectual, romancista, dramaturgo, poeta e artista plástico, a sua obra contesta, desde o início, as ideias nazis que o atraíram na juventude e dela constam livros de referência como “O gato e o rato”, “A passo de caranguejo”, “O pregado” e “Descascando a cebola” (livro de carácter autobiográfico, onde aborda a sua passagem pelas SS).

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.