Algarve já tem Rede Regional de Acolhimento ao Autocaravanismo

ouvir notícia

O protocolo foi assinado pelos presidentes da AMAL (Jorge Botelho), CCDR (David Santos), Turismo do Algarve (Desidério Silva) e ATA (Carlos Luís)

A constituição da Rede Regional de Acolhimento ao Autocaravanismo do Algarve foi formalizada esta quarta-feira, através de assinatura do protocolo de cooperação entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Região de Turismo do Algarve (RTA) e Associação de Turismo do Algarve (ATA).

Esta rede regional irá assegurar bom funcionamento e monitorização do autocaravanismo. Após a criação da identidade visual, a rede está focada na identificação de interlocutores nos serviços das autarquias, apoio técnico às unidades instaladas e a instalar, acompanhamento do dinamismo da actividade, promoção da troca de experiências e das boas práticas entre as unidades e os municípios, bem como na articulação com as actividades económicas, sociais e culturais locais, e com outros turismos de nicho.

Para David Santos, presidente da CCDR, a constituição desta rede de espaços para o acolhimento de autocaravanas, é “um passo muito importante para a região do Algarve”, uma vez que “o autocaravanismo é, nos dias que correm, um segmento do turismo em crescimento que não deve ser ignorado”.

- Publicidade -

A CCDR tem desenvolvido uma estratégia à volta desta matéria, com o objetivo de resolver os problemas dos parqueamentos não infraestruturados de autocaravanas, que se difundem sobretudo no litoral, provocando graves conflitos ao nível do ambiente, do ordenamento do território e do turismo.

O Algarve é privilegiado nas suas condições para a modalidade do autocaravanismo, a qual tem vindo a desenvolver-se, com indicadores perceptíveis no incremento da economia da região, na criação de emprego, no ordenar e solucionar conflitos territoriais.

O número de autocaravanas que passam pelo Algarve, nas 12 áreas de serviço e parques de campismo, que pertencem à rede agora constituída, aumentou 125 por cento entre 2012 e 2014, sendo o número de autocaravanas que passaram nestas áreas em 2014 de 29.369, de acordo com os valores até à data disponibilizados.

A estadia média dos autocaravanistas (julho 2013 / junho 2014) no Algarve é de 4,2 dias, enquanto no País é de 2,3 dias, de acordo com dados do INE.

O protocolo de colaboração foi celebrado no âmbito da candidatura da CCDR Algarve – PO Algarve 21 “Articular para Intervir – 2ª Fase”.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.