Algarve foi a região que mais cresceu em 2016

ouvir notícia

No ano passado, todas as regiões registaram um crescimento real do PIB, com o Algarve destacado na liderança (2,6%). Seguiram-se o Norte (1,9%), o Centro (1,8%), a Região Autónoma dos Açores (1,6%), a Área Metropolitana de Lisboa (1,2%), a Região Autónoma da Madeira (0,9%) e o Alentejo (0,5%)

O Algarve é a região que mais se destaca em matéria de crescimento em 2016 – com o PIB a aumentar 2,6% – mas ainda está longe de outras regiões do país, incluindo o Alentejo, que foi a região que menos cresceu no ano passado. O aumento da atividade do ramo do comércio, transportes, alojamento e restauração foi determinante para o crescimento real do PIB da região algarvia, assim como a atividade imobiliária, destaca o Instituto Nacional de Estatística (INE)

O produto interno bruto (PIB) nacional cresceu no ano passado 1,5% para um total superior a 185 mil milhões de euros, sendo que o Algarve foi a região que mais cresceu nesse ano.

A revelação foi feita, na passada sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), dando conta que Lisboa e o Norte continuam a ser responsáveis por mais de metade do produto interno bruto nacional (65% da riqueza nacional), um cenário que é recorrente.

- Publicidade -

No entanto, em matéria de crescimento, é o Algarve que se destaca, tendo registado um aumento do seu PIB de 2,6% em 2016.

“O aumento da atividade do ramo do comércio, transportes, alojamento e restauração, ramo mais relevante na estrutura produtiva da região do Algarve, foi determinante para o crescimento real do PIB desta região”, adianta o INE.

Ainda assim, a riqueza gerada pela região algarvia é apenas a quarta maior, entre as sete analisadas…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 21 DE DEZEMBRO)

Nuno Couto|Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Cresceu!??? No quê!?? Com certeza não foi nos ordenados dos trabalhadores!!! Crescimento esse sustentado no turismo…. mas graças a quem!?? Aos milhares de empregados que trabalham na hotelaria, restauração e afins em troca de ordenados miseráveis!! Em troca de precariedade! Vão ver quanto se ganha na hotelaria!? Assim é fácil crescer! À custa das pessoas que se esforçam todos os dias para darem o seu melhor na melhoria da imagem do nosso lindo Algarve!!!

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.