Alexandre Soares dos Santos é o mais rico de Portugal

.

O líder da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, roubou a liderança a Américo Amorim na lista dos mais ricos de Portugal. Em oito anos a sua fortuna sextuplicou.

A crise chega a todos e os ricos estão mais pobres. As 25 maiores fortunas em Portugal caíram 17,5% para 14,4 mil milhões de euros em 2012, face ao ano anterior, segundo o estudo anual da Exame. Os únicos que contrariam esta tendência são os acionistas da Jerónimo Martins que integram o ranking.

Américo Amorim, que há quatro anos ocupava o primeiro lugar da lista dos mais ricos e Portugal, perde a liderança para Alexandre Soares dos Santos.

O chairman da Jerónimo Martins acumula uma fortuna de 2070 milhões de euros, tendo o seu património quadruplicado desde 2004, quando surgiu o estudo da Exame.

Américo Amorim, que tem como grandes ativos as participações na Corticeira Amorim, na Galp Energia e em bancos, ocupa agora o segundo lugar, depois de a sua fortuna cair 24,4% para 1,9 mil milhões de euros.

Na terceira posição surge a família Guimarães de Mello com um património avaliado de 700,1 milhões de euros.

Belmiro de Azevedo, que também já foi homem mais rico de Portugal, desceu para o quarto lugar da lista, com a sua fortuna a cair 47,5% para 681 milhões de euros.

O património dos bilionários portugueses equivale agora a 8,4% do PIB, enquanto em 2011 representava 10,1%.

(Rede Expresso)