Alcoutim espera milhares de pessoas no segundo Festival de Caminhadas

ouvir notícia

.

A segunda edição do Festival de Caminhadas de Alcoutim realiza-se de sexta-feira a domingo e volta a ter o objetivo de fomentar o turismo, através da promoção do património natural, histórico, gastronómico e cultural do concelho.

A iniciativa é organizada pela câmara municipal, terá participação gratuita e promete proporciona três dias de caminhadas temáticas, observação e interpretação da natureza, observação de aves, observação astronómica, passeios de barco, concertos, cinema e muita animação.

O sucesso da edição anterior levou a que a organização acrescentasse este ano mais um dia ao festival, que assim contará com três dias de atividades e um total de 11 percursos guiados, com dificuldades de vários níveis, a decorrer em todas as freguesias do concelho de Alcoutim e na margem espanhola do rio Guadiana.

- Publicidade -

Na sexta-feira, primeiro dia de festival, a programação da manhã tem como público-alvo a população escolar do município, com caminhadas ao longo de etapas da Via Algarviana, guiadas pela Associação Almargem, e com jogos e atividades para os mais pequenos. Durante a tarde decorrerá “A Rota da Felicidade”, percurso motivacional para os funcionários das várias instituições locais, orientado pelo Clube da Amizade.

Para o fim de semana estão programados percursos que tiveram grande sucesso na primeira edição do festival, como o “Manhãs com o pastor”, em que os grupos acompanharão o passeio do pastor com as suas cabras e poderão degustar um pequeno-almoço serrano.

Destaque ainda para o percurso “Algarve, com aroma a Alentejo e Espanha”, para os mais resistentes, que com um trajeto desde o Pomarão, concelho de Mértola, até Sanlúcar de Guadiana, em Espanha, oferece ao caminhante cenários de três regiões com o rio Guadiana como pano de fundo.

Outro dos destaques é a caminhada noturna dedicada à astronomia, com a designação “Olhar o Céu, Gravar na Pedra”, que este ano se realizará perto da povoação de Cortes Pereiras e que tratará o tema da arqueoastronomia.

Do programa do evento constam também caminhadas relacionadas com os temas do contrabando e da guarda-fiscal, da arquitetura local, das plantas aromáticas, do porco preto, entre outros.

A programação do festival inclui ainda um vasto leque de atividades, como a exposição de arte “My Fukushima”, realizada no caís de Alcoutim, um concerto pelo “Quarteto Concordis”, no sábado à tarde, projeções de cinema, o 8.º Grande Prémio de Atletismo, do Centro de Apoio aos Trabalhadores da Câmara Municipal de Alcoutim, ou degustação de produtos.

O Festival de Caminhadas de Alcoutim é uma organização do Município de Alcoutim em colaboração com os municípios de Sanlúcar de Guadiana e El Granado, das associações Odiana, Almargem, Cumeadas, Alcance, Amigos dos Farelos e Clarines, Amigos do Zambujal, Grito d’ Alegria, Grupo Desportivo de Alcoutim, Clube Desportivo de Vaqueiros, Alfa, Teatro Experimental de Alcoutim, Bombeiros Voluntários de Alcoutim, Clube do Optismo e Centro de Apoio aos Trabalhadores da Câmara Municipal de Alcoutim.

A participação nas caminhadas é gratuita mas condicionada a inscrição prévia até dia 6 de maio e deverá ser feita no serviço de turismo do Município de Alcoutim através de e-mail ([email protected] ) ou para os telefones (00351) 281 540 500, (00351) 922 276 728 e (0034) 622 120 572.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.