Albufeira: Crianças plantam o que comem nas hortas escolares

ouvir notícia

Após a colheita, os alimentos são confecionados no refeitório da escola para que as crianças os possam saborear e ver o resultado do seu esforço

O município de Albufeira tem em marcha um projeto educativo onde cerca de 1500 crianças plantam o que comem em hortas escolares. A ideia é os alunos de 13 escolas do concelho terem diariamente contacto com a terra, semeando de tudo um pouco: couves, tomates, alfaces, ervilhas, pimentos, morangos, amendoins, plantas de chá, salsa e coentros, entre muitos outros

Enxada, ancinho, pá e regador. Estas são as ferramentas usadas pelas cerca de 1500 crianças que participam todos os dias no projeto educativo “Hortas Escolares – Escola com Vida”, promovido, pelo segundo ano consecutivo, pela autarquia de Albufeira.

Neste projeto, que envolve vários jardins de infância e escolas básicas do primeiro ciclo do concelho, os alunos cultivam leguminosas, vegetais, plantas, ervas aromáticas e algumas árvores de fruto, assim como garantem a manutenção das hortas escolares.

- Publicidade -

“Os cuidados essenciais da horta são da responsabilidade da escola que, geralmente, adota um método de escala para que todas as turmas possam tratar da horta”, explica a Câmara de Albufeira, adiantando que, após a colheita, os alimentos são confecionados no refeitório da escola para que as crianças os possam saborear e ver o resultado do seu esforço.

“O valor da agricultura está a tomar um novo rumo nas nossas escolas. As crianças veem o seu espaço ‘horta’ como uma atividade indispensável no seu dia-a-dia, pois para além de ser um espaço lúdico que lhes permite relaxar, incute-lhes o sentido de responsabilidade”, salienta José Carlos Rolo, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Educação. Segundo o autarca, “manter a horta a produzir é um objetivo a cumprir”.

Cuidados com a horta contam para nota escolar

Com o projeto “Hortas Escolares – Escola com Vida”, que envolve atualmente 1425 alunos de 13 estabelecimentos escolares, a autarquia de Albufeira tem como objetivo “proporcionar às crianças do 1º ciclo e do ensino pré-escolar do concelho a oportunidade de planearem e cuidarem de uma horta como parte do seu currículo escolar”.

De acordo com a câmara, “cada escola tem autonomia para escolher o que pretende plantar e semear”, sendo que os alimentos mais comuns são “leguminosas, vegetais e plantas, desde amendoins, tomates, pimentos, morangueiro, plantas de chá e aromáticas, entre muitas outras”.

Este ano letivo, os pequenos agricultores das escolas de Albufeira vão também cultivar couves, alfaces, ervilhas, salsa e coentros, “alguns deles em semente para que os alunos possam participar na sua germinação, observar e estudar o seu crescimento”.

José Carlos Rolo adiantou ainda que o desafio deste ano é a “autossubsistência”, ou seja, os alunos vão “reaproveitar as sementes das hortícolas e leguminosas da horta para germinação das suas próprias sementeiras”.

Por último, o vice-presidente referiu que a câmara ofereceu a cada escola duas novas árvores de fruto, uma pereira e um diospireiro, “para que deem continuidade a este projeto, visto por muitos professores e educadores como a parte prática de consolidação de temáticas abordadas na sala de aula”.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.