Águas do Algarve alerta para os perigos dos óleos alimentares usados

ouvir notícia

.

Os óleos alimentares usados (OAU) ao serem rejeitados nos sistemas coletivos de águas residuais constituem um sério problema, alerta a empresa Águas do Algarve.

A sua acumulação nas redes coletoras, nas estações elevatórias e nas estações de tratamento de águas residuais, provocam os mais diversos problemas que vão desde os entupimentos que, no limite, podem levar à descarga de águas residuais para os meios recetores.

Acrescem ainda os custos com as ações de limpeza e desobstrução, levadas a cabo nos intercetores e estações elevatórias e de tratamento, com vista a não afetarem o seu funcionamento, para além da sempre presente questão ambiental.

- Publicidade -

Por outro lado, dadas as características da principal atividade económica da região – o turismo, leva a que haja lugar à produção de um volume considerável deste tipo de resíduos.

“Há igualmente que ter em conta o papel importante que a população turística tem nestas matérias, quer seja ao nível da reciclagem em geral, quer seja ao nível específico dos OAU. O que também vem evidenciar a necessidade de uma maior sensibilização, dirigido também a este segmento de população”, explica a Águas do Algarve.

É neste sentido que a Águas do Algarve vai realizar um seminário subordinado ao tema “Óleos Alimentares Usados na Hotelaria e Restauração do Algarve – Implicações na Gestão de Coletores e Sistemas de Tratamento”, que terá lugar no dia 7 de outubro de 2014, em Albufeira, organizado em conjunto com a Comissão Especializada de Águas Residuais da APDA e Município de Albufeira. Como parceiros estão a AIHSA, a AHETA e a ACRAL.

“Pretende-se com este seminário sensibilizar as unidades hoteleiras e similares do Algarve, bem como o setor doméstico, para as implicações da descarga sem tratamento de óleos e gorduras nos coletores municipais, apresentar os efeitos a jusante da descarga de águas residuais com elevados teores de óleos e gorduras e das atuais opções para o tratamento deste tipo de águas residuais, bem como promover o desenvolvimento de um amplo debate sobre o tratamento deste tipo de efluentes na região do Algarve, obtendo a contribuição das diferentes entidades envolvidas”, explicam os responsáveis da Águas do Algarve.

A entrada é gratuita e as inscrições deverão ser formalizadas atrvés de correio eletrónico ([email protected]).

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

3 COMENTÁRIOS

  1. Despejar Oleos nos colectores é uso corrente em alguns cafe´s da nossa cidade …todas as noites o Cafe os Pirineus junto ao tribunal despei-ja na parte de tras do cafe no colector de aguas residuais …basta lá passar e ver que o mesmo esta Cheio de Gordura

  2. É mentira o que os senhores das Aguas do Algarve dizem.O que as aguas do algarve querem é não empregar absolutamente ninguém na manutenção dos seus sistemas e com menos 10 pessoas na manutenção podem pagar para ter mais 1 administrador,normalmente nem algarvio é porque esses empregos é só para alentejanos e lisboetas,a ganhar mais que 10 pessoas da manutenção.ALGARVIOS QUEREM AJUDAR A NOSSA REGIÃO?DEITEM O OLEO ALIMENTAR TODO NAS CONDUTAS DOS ESGOTOS E MAIS ALGUM QUE ARRANJAREM,ASSIM ESTÃO A AJUDAR A DAR EMPREGO AOS ALGARVIOS,NÃO QUEREMOS MAIS TACHOS PARA ALENTEJANOS E LISBOETAS!!

  3. Parabéns à empresa Águas do Algarve e às restantes organizadoras pela importante iniciativa. Os óleos são um poluente com resultados muito nefastos na saúde pública e no ambiente em geral. Dia 7 espero lá estar.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.