Afinal os morcegos são nossos amigos

ouvir notícia

.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam – a lista de aspetos negativos dos morcegos é conhecida –, os únicos mamíferos voadores do mundo são seres excecionais, maravilhosos, fascinantes e adoráveis. E poucos sabem que estes animais, muitas vezes associados aos “vampiros”, podem trazer grandes benefícios ao meio ambiente e à agricultura.

Para desmistificar e dar a conhecer este grupo de animais tão particular, o Centro Ciência Viva de Tavira vai promover, a 23 de agosto, a atividade “Asas noturnas – Morcegos em Tavira”.

Este evento tem início com uma sessão teórica sobre morcegos e as suas características, pelas 18h30, e termina com um percurso pedestre, pelas 20h00, para deteção de morcegos com recurso a detetores de ultrassons. Esta iniciativa conta a colaboração de Gabriel Mendes, do Centro de Investigação da Regaleira, e de Luís João Guerreiro e Ricardo Severino, da Associação Geonauta.

- Publicidade -

“Os morcegos são essenciais para a preservação do equilíbrio dos ecossistemas, muito vulneráveis às alterações do meio ambiente e por isso mesmo, muitas destas espécies encontram-se ameaçadas”, explicam os promotores da iniciativa.

Na maioria dos casos, estes seres são olhados pela sociedade como misteriosos, mal-amados e são incompreendidos. Estas ideias advêm do facto de eles serem animais noturnos, logo, mais difíceis de ver, conhecer e compreender. Por outro lado, também muitas vezes, quando personagens de filmes, os morcegos são senhores maus da fita…

É esta perspetiva sobre os morcegos que o Centro Ciência Viva pretende desconstruir, através da atividade “Asas noturnas – Morcegos em Tavira”.

Em Portugal há 27 espécies de morcegos, todas protegidas e três delas estão em vias de extinção. Os morcegos intervêm, por exemplo, na polinização, no controlo da abundância de insetos e na dispersão das sementes. Porém, nas últimas décadas, as suas populações têm sido reduzidas drasticamente e muitas delas encontram-se em perigo.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.