Aeródromo de Portimão é cada vez mais uma referência internacional

ouvir notícia

.

O Aeródromo Municipal de Portimão voltou a ser o local de eleição para algumas centenas de paraquedistas europeus que, de 20 de setembro a 14 de outubro, participaram no Festival de Paraquedismo “Boogie Head Rush 2.0”.

No total, foram realizados 310 movimentos de aterragens e descolagens, o que representou 4.650 saltos, tendo ficado registados no Gabinete de Controlo e Segurança do Aeródromo 283 pessoas de diferentes nacionalidades.

Em relação ao Festival de Paraquedismo “Spring Boogie”, realizado de 22 de março a 13 de abril, foram efetuados 460 movimentos de aterragens e descolagens, o que significou um total de 6.900 saltos, tendo nessa ocasião ficado registados naquele gabinete 479 pessoas de diferentes nacionalidades.

- Publicidade -

Os eventos foram promovidos pela Paralvor, através da Skydive Algarve, que contou com paraquedistas vindos da Alemanha, Áustria, Suíça, Noruega, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Espanha e Portugal, muitos dos quais acompanhados pelas suas famílias, que escolheram esta região para passar as suas férias, dinamizando a atividade económica local, em particular nos setores da hotelaria, restauração, aluguer de carros e comércio.

Durante estes festivais, foram utilizados dois aviões Dornier DO 28, com capacidade para transportar simultaneamente 15 paraquedistas, que realizam os seus saltos até aos 14 mil pés de altitude em cerca de 10 a 12 minutos, fazendo parte do programa as modalidades de LO, RW, Free Fly, AFF Course, Beach Jumps, Wing Suit Camp, e Hight Altitude Jumps.

Desde 1999, o Aeródromo Municipal de Portimão vem recebendo encontros e festivais de paraquedismo de âmbito internacional, organizados pelo clube alemão DO 28 Flugcharter GMbh, com assinalável êxito e reflexos muito positivos em termos de turismo de desporto e de dinamização económica da zona Alvor/Portimão. Em 2004 foi constituída a empresa Paralvor – Centro de Paraquedismo, com o objetivo de continuar e incrementar esta atividade desportiva na região.

O aeródromo, uma referência incontornável para a comunidade aeronáutica internacional, tem uma média anual superior aos dez mil voos, sobretudo ao nível da publicidade e fotografia aérea, lançamento de paraquedistas, voos de instrução e de transporte aéreo não-regular, bem como voos privados de recreio.

Este equipamento municipal é também um local privilegiado para a realização de vários eventos aeronáuticos, fazendo parte do seu “portfólio” três importantes encontros anuais de paraquedismo que atraem a Portimão inúmeros participantes. Estes factos levaram o site especializado Skydive – Worldwide.com a atribuir o 5.º lugar ao Aeródromo Municipal de Portimão numa lista onde figuravam 550 zonas de paraquedismo de toda a Europa.

De referir que por alturas do Natal e Ano Novo, o Aeródromo Municipal de Portimão será palco do “XMAS Boogie 2014”, festival que terá lugar de 20 de dezembro a 11 de janeiro e contará com a participação de cerca de 300 paraquedistas e respetivas famílias que, nesta nesta época de menor movimentação turística, procuram as paisagens e as condições climatéricas existentes nesta zona do Algarve.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.