“A vida no ninho” de um casal de águias revelada através de fotografias

ouvir notícia

.

Está patente ao público, no Centro Cultural de Vila do Bispo, a exposição de fotografia intitulada “Águia de Bonelli – a vida no ninho” da autoria de José Carlos Lopes.

Nesta mostra, composta por 23 fotografias, José Carlos Lopes – natural e residente em Monchique – dá a conhecer de forma emotiva o quotidiano de um casal de águias de Bonelli que nidificam na serra de Monchique, acompanhando a evolução das suas crias desde a eclosão até aos primeiros voos.

A águia de Bonelli é uma das aves de rapina mais raras de Portugal, encontrando-se classificada, a nível nacional, com o estudo de conservação “em perigo”.

- Publicidade -

Em Portugal, conta com uma população de cerca de 100 casais. Mais de 70 por cento nidifica a sul do Tejo, quase exclusivamente em árvores, contrariamente ao resto do país. E Vila do Bispo é um dos locais preferidos desta ave de rapina.

É considerada uma ave de médio porte. A época de reprodução ocorre muito cedo, entre meados de janeiro e o início de fevereiro, habitualmente com a postura de dois ovos. A incubação dura cerca de 40 dias e os juvenis deixam o ninho entre os 65 e os 70 dias de idade.

A mostra que está patente no Centro Cultural de Vila do Bispo pode ser visitada até ao próximo dia 4 de março, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.