A arte saiu à rua e iluminou a noite do centro histórico são-brasense

ouvir notícia

.

O coração do Centro Histórico de São Brás de Alportel voltou a bater mais forte com as emoções contagiantes do evento cultural “Calçadas – A Arte Sai à Rua”, que decorreu no último domingo.

Em noite de lua cheia, as ruelas do burgo antigo da vila contaram segredos, em forma de música, dança, contos, entre muitas outras manifestações artísticas que proporcionaram experiências inesquecíveis aos milhares de visitantes que não quiseram faltar à terceira edição do “Calçadas”.

A animação invadiu o espaço em seis distintos palcos: no Parque Viladentro, onde o flamenco se encontrou com a música celta; na Praça Velha, onde se sucederam os acordes da música tradicional e a comédia; no Adro da Igreja Matriz, uma vez mais invadido de dança; na Biblioteca Municipal, num miminho para os mais novos; no exterior do Centro de Artes e Ofícios, por nonde passaram novos talentos e tendências da música e ainda no início do troço da “Calçadinha” de São Brás de Alportel, onde se contaram histórias de arrepiar.

- Publicidade -

As portas abriram-se com típicas tascas que surpreenderam os visitantes com deliciosos petiscos e as ruas preencheram-se de artesanato e produtos locais. Aqui ou ali, trabalhos artísticos pincelaram janelas e portas, com arte ao vivo que surpreendeu os olhares curiosos de quem passa.

.
Vencedor do concurso “Janela Mais Bonita”

A arte saiu mesmo à rua e espreitou por entre portas, com surpreendentes exposições sobre os mais diversos temas e materiais e janelas.  Janelas que ganharam vida para participar no Concurso “A Janela Mais Bonita”, um desafio lançado pela comissão organizadora, que colheu forte adesão por parte dos moradores do centro histórico são-brasense.

Difícil foi a missão do júri que escolheu a janela de Jorge Simões, na Rua Ferreira de Almeida, como a “Janela Mais Bonita”. O vencedor verá a sua janela como capa da agenda cultural “São Brás Acontece”, no próximo mês de setembro. Foram ainda atribuídas quatro menções honrosas: a Cécile Ochsenreiter e Anabela Guerreiro, ambas na Rua Gago Coutinho; Maria Isabel Pereira, na Rua Manuel de Arriaga; e Gabriela Simões, no Largo da Praça.

De entrada gratuita, o “Calçadas – A Arte Sai à Rua” é uma organização da Câmara Municipal em parceria com a “Comissão Calçadas”, um grupo informal da comunidade são-brasense, com a colaboração das associações locais, artesãos, produtores, comerciantes e moradores do centro histórico.

Integrada no Plano de Reabilitação do Centro Histórico de São Brás de Alportel, esta iniciativa de promoção e acesso à cultura tem por objetivo a valorização e defesa do património, bem como o envolvimento da comunidade nesta missão.

.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.