“Via do Infante às moscas é confrangedor”

ouvir notícia

O presidente da direção do Núcleo Empresarial da Região do Algarve (NERA) disse publicamente esta semana que “o que se está a passar neste momento na região – Via do Infante às moscas – com a subutilização brutal desta infraestrutura, é confrangedor”.

Vítor Neto alerta que a situação ainda vai piorar mais no verão, falando mesmo da possibilidade de se instalar o “caos” na região algarvia. “O NERA já o propôs mas volta a repetir que seria adequado que as entidades responsáveis pensassem em suspender as portagens no Algarve nos meses de verão, para permitir a circulação e o bem estar das centenas de milhares de turistas nacionais e estrangeiros que nos visitam e facilitar a circulação de mercadorias”, salienta o líder da associação empresarial, lembrando que o Algarve contribui com “entre quatro a cinco milhões de euros por ano para a balança externa portuguesa, provenientes dos gastos dos turistas estrangeiros”. “Isto corresponde a várias «Autoeuropas»! É que, turismo também é exportação!”, acentuou.

Frisando que o NERA sempre discordou da introdução de portagens na Via do Infante “por razões da especificidade da economia e da mobilidade gerada pelo turismo no verão”, Vítor Neto refere-se ainda à portaria que introduz descontos diários entre 10 e 25 por cento nas portagens nas ex-scuts, destinada às empresas de transporte rodoviário de mercadorias (nacionais e estrangeiras) por conta de outrem.

- Publicidade -

“Trata-se de uma medida que consideramos evidentemente positiva, pois vem beneficiar muitas dezenas de empresas transportadoras também do Algarve”, disse o responsável.

Porém, o líder do NERA considera que outras empresas que transportam as suas próprias mercadorias – e que têm descontos limitados apenas a um pequeno número de passagens por mês – podem ficar numa posição desfavorecida.

Assim, Vítor Neto defende que o Governo deveria “aproximar as vantagens entre as duas situações, para serem equivalentes”. “O preço do gasóleo e as despesas de manutenção não são diferentes e tratam-se de empresas portuguesas”, explica.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu próprio faço diariamente o trajecto Portimão Faro e recuso-me a utilizar a A22, nem quero as borlas que o estado me “oferece”. Não compro o dispositivo por teimosia. Se todos fizessem o mesmo provavelmente as portagens teriam que acabar. Os automobilistas já são os que mais impostos pagam. Tenham vergonha!!!!!!!!

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.