SMS

Os arquitetos têm razão, muito embora…

Corre uma petição pública dirigida à Presidente da Assembleia da República, lançada pela Ordem dos Arquitetos nesta segunda-feira passada, Dia Mundial da Arquitetura, contra duas propostas de lei em estudo no parlamento. As propostas de lei incidem no regime jurídico da atividade da construção e às qualificações dos técnicos na elaboração e subscrição de projetos, e ainda à fiscalização e direção das obras. Em causa está a hipótese dos arquitetos voltarem a ser excluídos de atividades que a eles no interesse público diz respeito por inteiro e ficar desvalorizada a sua qualificação. João Santa-Rita, presidente da Ordem dos Arquitetos, tem toda a razão em alertar que, se tais propostas forem aprovadas, isso significa um grande retrocesso no exercício da profissão de arquiteto, e até representa, futuramente, um risco para a sociedade, ao pôr em causa a qualidade das suas construções”.

Ou seja: técnicos que não são arquitetos poderão voltar a assinar projetos, voltando o País à triste fase da construção generalizada de galinheiros, casotas de cão por dá cá aquela palha, e reconstruções macacas que um pouco por todo o lado fizeram de belos edifícios do passado meras casas de banho e transformaram vastas áreas da paisagem urbana em pardieiros. O Algarve está cheio disso, entra pelos olhos adentro, e houve disparates que pela grandiosidade e extensão só podem ser corrigidos com um bombardeamento aéreo.

Não estou a dizer que os arquitetos não tenham cometido também eles erros – já aqui temos escrito sobre arquitetolas que mais não imitam que os engenheirolas que nada têm a ver com os Engenheiros de letra maiúscula. Também não estou a dizer que a Ordem dos Arquitetos tenha feito tudo o que devia fazer para pôr “na ordem” alguns dos seus membros, sobretudo alguns instalados nas câmaras que usam régua e compasso como instrumentos autoritários da estética invocada em vão, num afã arbitrário e por vezes infantil. Mas esta é outra ordem de ideias e compete e competirá à Ordem escrutinar a qualidade dos seus membros e a forma como gerem ou impõem supostos critérios “técnicos” quer aos decisores políticos, quer à Sociedade, a mesma Sociedade que é destinatária dos apelos da Ordem para que se evite o pior. Eu que mero linha de fuga dessa Sociedade, assinei a petição e não estou arrependido. Não sei se a petição da Ordem conseguirá evitar o pior, mas também peço à Ordem que os seus membros não dêem pretextos para que não se tenha ou perca confiança nos arquitetos.

Desejo que João Santa-Rita leve a bom porto a sua cruzada, mas também lhe peço: ponha os seus arquitetos na ordem. Em quase todo o Algarve, onde há muita brincadeira de menino e menina de parque infantil, isso se lhe agradece. Mas, enfim, a gente só se lembra de Santa Bárbara e possivelmente de Santa Rita quando faz trovões.

Flagrante vontade de rir: Há anos e anos que se espera pela “sinalética turística”, e com isso pela sinalética cultural, histórica e do património, nas principais estradas do Algarve e às entradas das nossas cidades. Os responsáveis nada fazem nem deixam fazer, e possivelmente não percebem e não entendem o que deveriam fazer. Gente desta, dá vontade de rir.
Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

1 COMENTÁRIO

  1. Tem feito dias cinzentos, abençoados pela chuva que tanta falta nos faz.
    Tal como na escrita, melhores dias… quéser, melhores dias de Sol virão para aquecer os nossos afectos.
    Carpe diem

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.