10 unidades de saúde familiar servem 100 mil utentes

ouvir notícia

As USF são compostas por uma equipa de médicos, enfermeiros e assistentes técnicos

É já na próxima terça-feira que Vila Real de Santo António vai ter uma Unidade de Saúde Familiar (USF), que servirá 11 mil utentes. Funcionando das 8h00 às 20h00 nos dias úteis, a USF Esteva – a décima criada na região algarvia – incluirá várias valências e vem trazer “mais acessibilidade, maior proximidade e maior qualidade” aos cuidados de saúde

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Esteva vai abrir, no próximo dia 1 de setembro, em Vila Real de Santo António. Com a entrada em funcionamento desta USF, vão ficar em atividade 10 unidades de saúde familiar na região do Algarve, abrangendo cerca de 100 mil utentes.

A USF Esteva vai entrar em funcionamento no dia 1 de setembro, em Vila Real de Santo António, instalada em dois polos, a sede no centro de saúde de Vila Real de Santo António e um polo na freguesia de Vila Nova de Cacela.

- Publicidade -

“A USF Esteva reúne uma equipa multidisciplinar composta por seis médicos, seis enfermeiros e quatro assistentes técnicos e vai abranger cerca de 11 mil utentes das freguesias de Vila Real de Santo António e de Vila Nova de Cacela”, adianta a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Ainda de acordo com a ARS, a nova unidade de saúde familiar pretende “oferecer aos seus utentes um vasto conjunto de valências, nomeadamente na área da prestação de cuidados e promoção da saúde, garantindo mais acessibilidade, maior proximidade e maior qualidade nos cuidados de saúde no concelho de Vila Real de Santo António, contribuindo, simultaneamente, para a obtenção de ganhos em saúde”.

A sede, em Vila Real de Santo António, vai funcionar todos os dias úteis, entre as 8h00 e as 20h00, com assistência médica, de enfermagem e administrativa.

O polo de Vila Nova de Cacela terá um horário de atendimento das 8h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira, com assistência médica das 8h00 às 14h00, estando garantida a presença do enfermeiro e administrativo das 8h00 às 16h00.

Reforço médico também em Loulé e Albufeira

Entretanto, desde o passado mês de julho de 2015 que as USF Lauroé (Loulé) e USF Albufeira transitaram de “Modelo A” para “Modelo B”. Segundo a ARS do Algarve, esta passagem vai permitir atribuir médico de família a cerca de 2700 utentes dos concelhos de Loulé (1500) e de Albufeira (1200).

A USF Lauroé, unidade funcional do ACES Central, localizada no concelho de Loulé, é constituída por uma equipa de seis médicos, seis enfermeiros e cinco assistentes técnicos, abrange neste momento um total de 9900 utentes. A USF Albufeira, unidade funcional do ACES Central, é composta por cinco médicos, cinco enfermeiros e quatro assistentes técnicos, e abrange atualmente cerca de 8300 utentes.

Neste momento, sem contar com a unidade de VRSA, que vai ser inaugurada no primeiro dia de setembro, encontram-se em atividade nove Unidades de Saúde Familiar na região do Algarve, cinco delas em “Modelo B”.

Refira-se que um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sugeriu que Portugal apostasse nas unidades de saúde familiar (USF), para que toda a população tenha o mesmo tipo de qualidade de tratamento ao nível dos cuidados de saúde primários.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.